Como se tornar um Fotógrafo de Moda: 10 Passos Essenciais para o Sucesso

Como se tornar um Fotógrafo de Moda: 10 Passos Essenciais para o Sucesso

Você pode não associar o mundo da moda com a fotografia, mas na verdade é um dos campos mais comuns para fotógrafos que trabalham profissionalmente. Não só isso, mas também pode ser um dos mais lucrativos.

A fotografia de moda é uma indústria em crescimento, com novas oportunidades surgindo o tempo todo. É também um campo que oferece flexibilidade – você não precisa morar em grandes polos da área como Nova Iorque, Paris ou Milão. Aqui estão algumas dicas de como se tornar um fotógrafo de moda e conseguir o emprego dos seus sonhos nesta indústria empolgante.

Conheça a indústria da moda e suas tendências

Quando você está procurando entrar nesse nicho, assim como em qualquer outro, é importante entender as particularidades dessa indústria, seus atores e suas tendências. Comece a prestar atenção às notícias e as fotos que são publicadas sobre a indústria da moda e leia sobre os designers e fotógrafos mais influentes desse mercado.

Isso o ajudará a entender os tipos de fotos que são produzidas e como são feitos os ensaios típicos para essa área, seja em estúdio ou externos. Isto também o ajudará a escolher o equipamento e a desenvolver as habilidades certas para esse trabalho, assim como a montar seu porfolio para apresentar seus serviços a clientes potenciais.

As tendências da moda também mudam muito rapidamente, portanto, acompanhar esse mercado, aprender a linguagem e saber o que é está em alta são coisas essenciais e que o ajudarão não só a entrar mas a permanecer na área, sempre alinhado ao que está em voga. Quando você entende essa indústria e suas tendências, também será muito mais fácil fazer networking, vital para progredir nesse meio.

Habilidades necessárias para fotógrafos de moda

As habilidades necessárias para a fotografia de moda variam de acordo com o tipo de fotografia que você pretende fazer. Quando se trata do lado técnico da coisa, obviamente você precisará entender muito de iluminação, composição e como usar diferentes tipos de lentes.

Mas as habilidades vão muito além da parte técnica. Você precisa ser comunicativo, conhecer bem técnicas de direção e trabalhar bem tanto com modelos quanto com outros membros da equipe de moda, já que um fotógrafo dessa área trabalha em colaboração direta com os estilistas, designers, maquiadores e cabelereiros no intuito de conseguir o resultado mais aderente a proposta que planeja-se transmitir com as fotos.

Aprenda o básico da fotografia de moda e edição de fotos

fotografia de moda

Um conhecimento avançado em edição e pós-produção também cai muito bem, já que você precisará cuidar muito bem das cores, que devem ser fidedignas as peças e às sensações que deseja-se transmitir com determinado look.

Invista algum tempo para desenvolver suas habilidades no Photoshop e no Lightroom, aprendendo não só aspectos relacionados às modelos como pele e maquiagem, mas principalmente nesse caso a manipular corretamente os tecidos, colorimetria, texturas, exposição e outros.

Faça um curso de fotografia de moda

Como já dito, entender o uso de luz e sombra, os diferentes tipos de luz (natural e artificial) e suas aplicações, regras de composição e teoria da cor são importantíssimos para todo fotógrafo profissional, mas ainda mais nessa área de atuação. Um curso de fotografia de moda pode ser bastante útil se você estiver no início de sua trajetória sem ainda ter acumulado conhecimentos técnicos mais sólidos.

Quando se trata de escolher o melhor curso de fotografia de moda, há inúmeros fatores a serem levados em consideração. Você não só quer um treinamento que forneça as habilidades e conhecimentos necessários para o sucesso no setor, mas também deve priorizar aqueles que são ministrados por profissionais que atuem no setor e que possam dividir suas experiências práticas com os alunos.

Você também deve levar em consideração o estilo do curso e se vai de encontro com seu perfil. Ele é apenas on-line? É um curso híbrido? Qual é a duração? Que tipo de apoio ao estudante é fornecido pela escola ou pelo tutor? Todas estas questões são importantes.

Embora seja verdade que qualquer um pode se chamar de “aspirante a fotógrafo de moda”, também é verdade que nem todos terão as habilidades e os conhecimentos necessários para ter sucesso nesta indústria tão competitiva. Um curso de fotografia de moda poderá ser um grande diferencial nesse sentido.

Construa seu portfólio

A construção de um portfólio é essencial para qualquer aspirante a fotógrafo, mas é especialmente importante para aqueles que atuam na indústria da moda. Você pode publicar seu portfólio online, em seu site e fazer um link para ele a partir de suas mídias sociais. Essa é uma ótima maneira de demonstrar suas habilidades e obter o reconhecimento de clientes potenciais. Mas não pare por ai – investir também em um bom material impresso, em alta qualidade, pode ajudar a conquistar trabalhos em visitas a potenciais clientes.

Não se engane – a construção de um portfólio de sucesso levará tempo. Você não deve imaginar que separar 10 boas fotos é o suficiente para ter um portfólio completo. Você precisará construí-lo ao longo do tempo, e é um processo contínuo que requer atualização regular.

Há algumas coisas a serem levadas em conta na construção de seu portfólio:

  • Para quem você está construindo seu portfólio?
  • Quem serão seus clientes ideais?
  • Em que tipo de fotografia de moda você é especialista? Still? Modelos? Passarelas? Ensaios em estúdio?
  • Pelo que você quer ser reconhecido?
  • Que tipo de imagens você deseja incluir em seu portfólio?

Invista no equipamento certo, incluindo lentes e equipamentos de iluminação

A fotografia de moda exige um aparato bem grande, que vai muito além da (ou das) câmeras. Invista em boas lentes que te permitam vários ângulos e invista (muito) em equipamentos de iluminação: de softboxes a vários flashes.

Defina corretamente seu espaço de trabalho

estudio fotografico

Também considere seu espaço de trabalho. Se você pretende trabalhar em estúdio, o local deve ser amplo o suficiente para permitir inúmeras trocas de roupa, além de alocar corretamente toda a equipe envolvida que, como já dito, em boa parte das vezes inclui vários outros profissionais. Se você pretende trabalhar mais com still, tenha a certeza de ter o equipamento necessário nesse caso.

Trabalhe muito em rede e sempre expanda seu networking

Se você quiser divulgar seu nome e crescer na área, precisará trabalhar muito em rede. Você precisará conhecer pessoas que já estão trabalhando no setor e interagir com a comunidade de fotografia de moda. Em tempos de redes sociais online, escolha as plataformas certas e tenha certeza de estar interagindo com outros regularmente. Esta é uma ótima maneira de divulgar seu trabalho e também lhe dará a oportunidade de criar parcerias e receber indicações.

Encontre um mentor

Se você está falando sério sobre fazer um nome para si mesmo na indústria da fotografia de moda, você deve realmente considerar a possibilidade de encontrar um mentor. Isso não só o ajudará a estabelecer uma rede e fazer mais contatos no setor, mas também garantirá que você esteja seguindo o caminho certo.

Os mentores são normalmente pessoas que estão em uma indústria e têm anos de experiência no setor. Eles serão capazes de lhe oferecer conselhos e feedback valiosos, e também poderão ajudá-lo a entrar em contato com potenciais clientes.

Aproveite todas as oportunidades de trabalho no início

Se você quiser colocar seus pés de vez na indústria da fotografia de moda, você precisará estar pronto para aproveitar qualquer oportunidade que surja em seu caminho. Comece a ficar atento às oportunidades de trabalho da área.

Você também pode considerar a possibilidade de procurar empregos em diferentes estúdios de fotografia que você acha que seriam uma boa oportunidade de aprendizagem para você desenvolver suas habilidades e experiências antes de se aventurar sozinho(a).

Conclusão

Se você está procurando entrar no mercado da fotografia de moda, é importante entender essa indústria, seus principais atores e suas tendências. É um mercado promissor mas altamente competitivo e que exije muito do fotógrafo profissional. Nada que com esforço e dedicação de quem realmente está comprometido com o sucesso dos clientes possa ser vencido. Boa sorte!